top of page

Máquina de Inscrever

MáquinadeInscrever.PalomaKlisys

Máquina de Inscrever é um programa de rádio arte que vai ao ar em formato podcast. Concebido, roteirizado, montado e editado pela escritora, jornalista e pesquisadora INTERdepente Paloma Klisys e realizado com a colaboração e participação de vários artistas e pesquisadores atuantes nas mais diversas especializações do conhecimento.

Máquina de Inscrever é um programa de rádio e também um processo artístico-poético-criativo em movimento

artwork

O título do programa refere-se à inscrição, em alusão a atividade humana de desde tempos imemoriais forjar inscrições em rochas e outras superfícies, dando vasão ao desejo primitivo, quase selvagem, de deixar rastros.

 

O ímpeto é o mesmo embora no lugar das rochas a proposta seja utilizar o recurso de gravar e editar sons, falas, pensamentos, reflexões, solilóquios, fragmentos de leituras, de poemas, de inquietações, etc, trabalhando com várias camadas discursivas, jogando com a polifonia dos sotaques, com as especificidades dos lugares, mesclando vozes dissonantes e oferecendo distintas perspectivas sobre temas relevantes relacionados à construção, produção e metabolismo de subjetividades de modo a provocar discussões públicas.

 

O podcast é produzido com a participação de artistas/colaboradores e pesquisadores das mais variadas regiões do Brasil, o que faz com que a proposta se destaque pela pluralidade de perspectivas de realidades e sotaques. A Máquina de Inscrever está aberta a colaborações de pessoas ao redor do mundo e pronta para operar em todos os idiomas.

São programas de uma hora de duração sem as marcações convencionais de rádio, estimulando os ouvintes a exercitar uma escuta sensorial, fora do comum em relação a programas veículados em meios tradicionais.

 

Os colaboradores são convidados a produzir as suas contribuições com base em universos temáticos extremamente amplos, compondo deste modo um mosaico de subjetividades que por muitas vezes permanece no subterrâneo dos discursos.

Todos os programas produzidos até agora estão disponíveis nas principais plataformas agregadoras de podcast e têm registros de acesso em várias regiões do Brasil e em mais de cinquenta países.

artworkinscriptionmachine.jpg

Paloma que é responsável pela concepção do programa,  produz de modo contínuo enquanto articula uma nova rede de artistas e investigadores, extrapolando o contexto da produção em língua portuguesa e produzindo versões bilíngues, trilíngues, poliglotas do programa com criaturas pensantes de e em diferentes regiões do mundo, que podem sempre colaborar nas mais diversas línguas e  pautar novos ares, ventos, voos e desafios.

Máquina de Inscrever é uma máquina de conexão-invenção de mundos

Uma proposta de produção de territórios inventivos, de modo a romper fronteiras entre pessoas, de cultivarmos a liberdade de pensamento reflexivo, o reconhecimento e potencialização das singularidades e a valorização da pluralidade, o respeito pelo direito à diferença, o desejo de contribuir para a afirmação da dignidade coletiva através do pleno exercício da criatividade.

Atualmente há três modalidades de apresentação da proposta artística da Máquina de Inscrever:

- Programas com uma hora de duração – publicados nas principais plataformas agregadoras de podcast com periodicidade bimestral.

 

- Máquina ao vivo

“Máquina de Inscrever” é, a principio, uma série de programas experimentais de rádio arte feitos para a internet mas com ganas de alcançar também as rádios comunitárias, frequências am e fm do mundo e que, numa versão transmídias se transforma e expande a esfera da arte sonora para as artes audiovisuais em apresentações com manipulação de sons e imagens em tempo real.

 

Nessas ocasiões é apresentado um “set list” sonoro e visual com cerca de 50 min de duração, manipulado em tempo real e que pode acontecer em espaços culturais abertos, em lugares públicos e em ambientes imersivos.  Trata-se de um jogo com recortes de textos, sons e imagens com repertório variado de temas livres que se conectam a partir das sonoridades de cada fragmento.

 

As projeções são mapeadas conforme as características de cada ambiente e seu conteúdo é composto por animações, fotografias e vídeos produzidos tanto por Paloma quanto por colaboradores da Máquina.

 

- Máquina Instalação audiovisual

 

Há diversas possibilidades de montagem de instalações audiovisuais em espaços fechados. A proposta é sempre adaptar o conteúdo disponível em sons e imagens ao espaço que abriga a instalação. A montagem de instalações da Máquina de Inscrever envolve a integração dos seguintes recursos: vídeo mapping, sistema quadrifônico de som e um conjunto de três cabines com telas e fones de ouvido para serem acessados pelos visitantes.

No espaço destinado a abrigar a  instalação deve ser contemplado um espaço para que o público também possa realizar pequenas gravações espontâneas com tema livre e também inputs para a recepção de arquivos de fotos e vídeos.

Máquina de Inscrever no Spotify, iTunes,

SoundCloud, Deezer, Amazon Music, Google Podcasts e Castbox

Os programas da série "Máquina de Inscrever" estão disponíveis nas principais plataformas agregadoras de poadcasts: Spotify, iTunes, SoundCloud, Deezer, Amazon Music, Google Podcasts e Castbox.

Clique nas imagens abaixo para ouvir os programas na sua plataforma predileta.

Ouça "Máquina de Inscrever" no Spotify
MáquinadeInscrever no iTunes
MáquinadeInscrever no Deezer

Máquina de Inscrever - saindo da bolha

Máquina de Inscrever modestamente alcançando tímpanos alhures.

Países e continentes onde a Máquina de Inscrever tem ouvintes
bottom of page