near_logo_stack.png

Máquina de Inscrever no ecossistema NEAR

duvulga.jpg

Máquina de Inscrever é um programa de rádio arte em formato podcast concebido e editado pela escritora, jornalista e pesquisadora INTERdepente Paloma Klisys com a participação de vários artistas e colaboradores. 

Atualmente a Máquina de Inscrever está a ser produzida no ecossistema Near junto com a Nomade Label DAO. 

 

A proposta aprovada no ecossitema Near prevê o desenvolvimento de uma série especial de 3 episódios, com periodicidade bimestral, fiel ao conceito que orientou a investigação das linguagens que deram origem à criação artística dos 16 episódios produzidos anteriormente.

 

São programas de uma hora de duração sem as marcações convencionais de rádio, estimulando os ouvintes a exercitar uma escuta sensorial, fora do comum em relação aos veículos tradicionais.

 

Atualmente, está a ser preparado o 18º episódio do podcast, que estará disponível nas principais plataformas agregadoras de podcast e tem registos de acesso de todo o mundo, de várias regiões do Brasil e em todos os continentes do globo.

 

O título do podcast refere-se à atividade de inscrição, como que deixando um rasto, trabalhando com várias camadas discursivas e perspectivas sobre temas relevantes para discussões públicas.

 

O podcast é produzido com a participação de artistas e colaboradores das mais variadas regiões do Brasil, o que faz com que a proposta se destaque pela pluralidade de realidades e sotaques. Aberto a colaborações de pessoas ao redor do mundo e em todos os idiomas. 

Todos os participantes e colaboradores são convidados a  produzir as suas contribuições com base nos universos temáticos extremamente amplos, compondo deste modo um mosaico de subjetividades que muitas vezes permanece no subterrâneo dos discursos. 

 

Paloma que é responsável pela concepção do programa,  deseja produzir conteúdos de modo contínuo,  enquanto articula uma nova rede de artistas e investigadores dentro do ecossistema NEAR, extrapolando o contexto da produção em língua portuguesa e eventualmente produzindo versões poliglotas do programa  com pessoas de diferentes regiões do mundo, que podem  colaborar nas mais diversas línguas.



“Máquina de Inscrever” é, a principio, uma série de programas experimentais de rádioarte feitos para a internet que, numa versão transmídias se transforma e expande a esfera da arte sonora para as artes audiovisuais em apresentações com manipulação ao vivo de sons e imagens.  Mais informações nas notas de *roda orelha nas descrições de cada link.

 

Máquina de Inscrever NEAR

Ouça o primeiro episódio realizado dentro do ecossistema Near

Screen Shot 2022-06-20 at 12.59.08.png

Notas de Roda Orelha

Vinheta: trilha sonora de abertura Caleb Mascarenhas, trompete Paloma Klisys. Haroldo de Campos - “Isto não é um livro de viagem”, extraído de 16 fragmentos de “Galáxias”, Editora 34, 1992. - faixa: “Como quem escreve”.

Jurandy Valença - voz. Fragmento de texto de Paloma Klisys
Marcelo Nietzsche - voz e texto
Flavia Spinardi - voz e texto
Glaucus Noia - voz e texto
João Reynaldo - voz e texto: “A Segunda Grande Página”
Helena Inês - voz e texto sobre o processo de produção do filme: “A Alegria é a Prova dos 9”
Propaganda de 1960 - calças Ducal
Amanda Leal - voz e texto: “Cinema”
Ivonete Castro Silva - depoimento sobre os últimos instantes do cantor brasileiro Pixinguinha, fragmento da faixa “Vivendo” de autoria de Pixinguinha
Marisa Greeb - voz e texto sobre memória
Toinho Castro - voz e texto extraído do livro “Imbiribeira” de sua autoria.
Marcela Thomé (Unppk)- voz e texto de autoria coletiva
Deriva no Reels - Gaveta Anarquista
Felipe Brait - voz e texto sobre editais
Baga Defende - voz e texto sobre o ecossistema near
Síndica: vinheta de Paloma Klisys, na voz de Dani Porto, Angela Ayres e Otto Nascarelas. No papel de síndica Thais de Almeida Prado.
Anti-método - fragmento de encontro virtual com Antonio Donasci
Paloma Klisys - leitura de fragmento do livro: “A voz e o fenômeno” de autoria de Jacques Derrida, Jorge Zahar Editor. Leitura acompanhada pela faixa: "Rua Maria Chulia de Jesus", produzida por Luisa Lemgruber.
L. Pós persona amadora invisível - voz e texto
Lanna Oliveira - Whats App - áudio vazado
Próxima Estação - captação de áudio no metrô de São PauloDani Om
Áudio vazado - anônimo
Uber - captação de áudio durante corrida de Uber em São Paulo por Daniela Porto
Rita Medusa - voz e texto
Saramago - fragmento de entrevista
Lea Arafat - voz, texto e arte sonora
Henrique Pakkato - voz e texto
Natália Barros - voz e texto: “Palavras que vem”, do livro: “Nuvens Ornamentais” do Selo Demônio Negro.

Este episódio foi coordenado, roteirizado e editado por Paloma Klisys e produzido e construído dentro do ecossistema Near junto com a Nomade Label DAO, contando com a participação especialíssima de diversos artistxs e pesquisadorxs que habitam o mundo real, o metaverso e desejam surfar as mais ousadas possibilidades criativas abertas pelo uso das tecnologias das quais dispomos nesse atual estágio de desenvolvimento da humanidade.

Os agradecimentos especiais pelos bastidores desse episódio vão para Thaís de Almeida Prado por ativar a sincronicidade sustentável, para Lea Arafat por abrir os portais do metaverso, para Caleb Mascarenhas pelo extremo cuidado na parceria da produção da nova vinheta, a Fátima Gigliotti pelos esforços diplomáticos e para Rita Maria pelo suporte técnico e afetivo.

radioarte #maquinadeinscrever #palomaklisys #nomadelabel #podcastradioarte

Máquina de Inscrever no Spotify, iTunes,

SoundCloud, Deezer, Amazon Music, Google Podcasts e Castbox

Os programas da série "Máquina de Inscrever" estão disponíveis nas principais plataformas agregadoras de poadcasts: Spotify, iTunes, SoundCloud, Deezer, Amazon Music, Google Podcasts e Castbox. Clique nas imagens abaixo para ouvir os programas na sua plataforma predileta.

Ouça "Máquina de Inscrever" no Spotify
MáquinadeInscrever no Deezer
MáquinadeInscrever no iTunes

Algumas peças de video arte produzidas para a divulgação da Máquina de Inscrever

Chamada Aberta

Máquina de Inscrever

Chamada para artistxs e pesquisadorxs inseridos no ecossistema near.

Chamada para
colaborações sonoras

Tema Livre

Áudios com até 4 min de duração

Vale tudo: áudios vazados de grupos de WhatsApp ou Telegram, arquivos de entrevistas, fragmentos de processos criativos, fragmentos de derivas, ligar o gravador e falar sozinho, gravação de conversas alheias, leituras de trechos de livros, poemas, reflexões, provocações, etc…

Dead line : 28/07
Enviar arquivos via wetransfer para:
maquinadeinscrever@gmail.com

Remuneração simbólica

2 USD em DAI por minuto de áudio selecionado

Acompanhe a Máquina de Inscrever no Instagram
  • Instagram
ChamadaMáquina.png